A primeira festa religiosa do ano em Vila do Conde é o Santo Amaro no dia 15 de Janeiro pelas 9h00 com abertura das festas e uma salva de morteiros. Às 9h30 Missa pelos Irmãos falecidos e benfeitores. Pelas 11 horas Missa em honra Santo Amaro com sermão cantada pelo grupo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Azurara. No dia 16 até ao dia 19 pelas 10 horas Missa pelas intenções particulares.
Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI.
Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro.
Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo.
A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para a França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste.
É um santo invocado contra várias doenças, em especial para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.
Comentários