As curtas-metragens "Ruby” e “Dia de Festa” foram selecionados para a 26ª edição do Palm Springs International ShortFest, a decorrer numa versão virtual de 16 a 22 de junho.
As realizadoras portuguesas Mariana Gaivão, com “Ruby” e Sofia Bost, com “Dia de Festa”, fazem parte da seleção oficial do festival norte-americano, destacando-se entre o total de 6000 filmes submetidos. “Ruby” concorrerá pelo galardão de “Melhor Curta-Metragem de Imagem Real” e “Dia de Festa” está entre os filmes selecionados para a secção que competirá pelo prémio “Melhor Curta-Metragem Internacional”.
Tal como diversos festivais que, devido à pandemia global COVID-19, se viram obrigados a adaptar-se ao formato online, também Palm Springs optou por esta modalidade, ainda que com algumas diferenças. Apenas os filmes que já se encontram online serão disponibilizados para visualização gratuita no site do festival.
A segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, cuja estreia ocorreu no Curtas Vila do Conde 2019, onde recebeu o prémio de “Melhor Realização”, já tem percorrido caminho por festivais de renome a nível mundial, como no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal ou o Internacional Film Festival Rotterdam (IFFR). Produzido por Mariana Gaivão, Alexander Gerner e pela Primeira Idade de Pedro Fernandes Duarte e Joana Gusmão, o filme retrata uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra, e conta com a participação de Ruby Taylor e Millie Romer.
“Dia de Festa” é o primeiro filme de Sofia Bost e teve a sua estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e a estreia nacional no Curtas Vila do Conde 2019. Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das atrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.
Durante a edição online do festival de Palm Springs, haverá masterclasses e painéis virtuais com convidados da indústria cinematográfica. Nas palavras dos organizadores do Palm Springs, o festival continua empenhado em “proporcionar um espaço para facilitar as ligações entre os criadores, a indústria” e o seu público. O palmarés do festival será anunciado em finais de julho, no site do festival.
Comentarios