Um novo parque infantil, na freguesia de Malta e Canidelo, em Vila do Conde, está a gerar polémica por entre moradores, por estar “cercado de estradas” em todos os lados sem passadeiras. Autarquia diz que está tudo dentro da lei.
A instalação foi feita pela Câmara de Vila do Conde, numa pequena praça, semelhante a uma rotunda, dentro de um loteamento, na Rua Cidade de Portalegre.
As críticas não demoraram e, nas redes sociais, levantaram-se várias vozes de protesto contra uma aparente falta de segurança para as crianças que utilizarem este espaço, que conta ainda com bancos de jardim.
A autarquia refere que não se trata de “uma rotunda” mas sim “de uma praça de utilização pública criada no âmbito de um loteamento”:
“É um espaço de lazer, no qual se decidiu instalar equipamentos para pessoas adultas e para crianças, sendo que a área de parque infantil se encontra devidamente vedada, cumprindo com as especificações regulamentares”, disse a autarquia.
Sandra Nascimento, presidente da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), aponta que foram tidos cuidados por parte da câmara para “vedar” o espaço, o que é positivo.
Mas salienta que não foi tido em conta a “necessidade de este tipo de espaços estarem o mais afastados possível de locais onde exista trânsito e de ser essencial a facilidade de acesso aos mesmos, através de passadeiras, por exemplo”. “Não tem sombras e é cimentado”, diz, vincando que “o espaço não é convidativo”.
Comments