A Polícia Judiciária, em comunicado referiu que fez sete detenções e buscas domiciliárias, nos concelhos de Vila do Conde , Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia, Paredes, Santa Maria da Feira e Matosinhos.
Crimes como branqueamento, fraude fiscal qualificada, fraude na obtenção de subsídio e insolvência dolosa estiveram na origem das detenções.
Os suspeitos, cinco homens e duas mulheres, entre os 25 e os 50 anos, foram detidos em 22 buscas. Até ao momento, a Judiciária apurou que "o principal arguido, sócio-gerente de uma sociedade comercial do ramo do mobiliário, engendrou um esquema criminoso recorrendo a um intrincado esquema de faturação fraudulenta, contando para tal com a colaboração e participação de responsáveis de várias outras sociedades". Com a participação de outros arguidos seus familiares, o principal suspeito terá orquestrado "um plano que consistia em simular a aquisição de equipamentos ou máquinas industriais como novas, quando na verdade se tratava de equipamento usado", com um valor real bastante inferior ao declarado nas faturas. Outras sociedades, fornecedoras do esquema fraudulento, apresentaram um projeto de financiamento do "Programa Portugal 2020", "dando uma aparência de normalidade às transações efetuadas" com emissão de faturação falsa no período entre maio de 2015 e agosto de 2016. O objetivo era acumularem o montante de mais de três milhões de euros, com os quais tiveram proveitos pessoais. Assim, o principal arguido terá continuado a gerir as suas empresas "de forma ruinosa", até à insolvência da sociedade, que "deixou um passivo de cerca de dez milhões de euros, sendo o Estado Português o mais prejudicado". Como resultado da operação "Prazo Final", vários automóveis foram apreendidos, bem como equipamentos informáticos e telemóveis. A PJ revelou ainda que os detidos vão ser presentes à "autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas".Subscreva o nosso canal de YouTube CaxinasTv https://m.youtube.com/channel/UCc8u5NCpWugPKzPtYOFyRFg Siga-nos no Twitter https://mobile.twitter.com/abraaomarques42 © Caxinas Tv Todos os direitos reservados #informação #caxinastv #caxinas #poçadabarca
Comments