Grupo Trofa Saúde proíbe reuniões de trabalhadores - Caxinas Tv
- Caxinas Tv
- 10 de fev. de 2020
- 1 min de leitura

Há uma semana o sindicato da Hotelaria do Norte denunciou que o Grupo Trofa Saúde controla as idas à casa de banho dos trabalhadores no seu call center, mas agora a queixa é que a empresa impede reuniões de trabalhadores por “não se revelar conveniente”.
O direito à reunião é protegido e cabe aos trabalhadores escolher o dia e a hora das reuniões nas empresas. Mas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, o Grupo Trofa Saúde não quer saber disso.
De acordo com o sindicato, as reuniões que foram convocadas em várias unidades de saúde e no call center de Trofa, que deveriam analisar o ponto da situação das negociações do contrato coletivo de trabalho da Hospitalização Privada e a situação da empresa, receberam uma resposta inesperada: o Grupo Trofa Saúde respondeu que as reuniões não se poderiam realizar por “não se encontrarem preenchidos os requisitos e de o agendamento em causa não se revelar conveniente”.
Os trabalhadores contrapõem que “não cabe às empresas ajuizarem se o agendamento é ou não conveniente” até porque “muito mal estariam os trabalhadores se assim fosse”. O direito de reunião é “ um direito fundamental protegido por lei e pela Constituição da República Portuguesa” e a discussão dos seus não pode estar condicionada “à bondade ou à agenda do patrão”.
Para além disso, adianta o sindicato o Grupo Trofa Saúde “voltou a recusar comparecer numa reunião convocada pelo Ministério do Trabalho alegando notícias libertadas na comunicação social e a intervenção da ACT”.
Comentários