O Governo anunciou hoje que foram realizados 1.320 testes de despiste à covid-19 a profissionais do setor da pesca, estando ainda agendados mais 1.670 nos portos de pesca do continente.
De acordo com os dados avançados pelo executivo, do total, a Apropesca (organização de produtores da pesca artesanal), na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, realizou 100 testes, a Propeixe (cooperativa de produtores de peixe do Norte), em Matosinhos/Póvoa do Varzim, 520 testes, em colaboração com a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, pela cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, em Peniche, distrito de Leiria, 500, e pela Organização de Produtores Centro/Peniche mais 200.
Por outro lado, estão agendados ou em agendamento mais 1.670 testes nos portos de pesca do continente, que "resultam das candidaturas das organizações de produtores e associações de pesca, e que têm um financiamento público entre 60% e 75%, através do FEAMP" (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas).
O ministério liderado por Ricardo Serrão Santos indicou ainda que, no Algarve, está também prevista a realização de 400 testes. (fonte Observador)
Comments