A Câmara de Vila do Conde dispõe, a partir de hoje, de um plano de contingência composto por uma série de procedimentos de prevenção à infeção por SARS - CoS-2 (COVID -19), vulgarmente chamado "coronavírus", e está a divulgar desde o passado dia 3 de fevereiro, data em foi promovida uma reunião de carácter preventivo sobre o coronavírus nos Paços do Concelho, um conjunto de recomendações e conselhos emitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O referido plano prevê um conjunto de circunstâncias para fazer face à eventualidade de infeção de funcionários municipais, de modo a controlar e combater a sua proliferação.
Este plano, tem por base as recomendações da DGS e da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê áreas de isolamento nos equipamentos municipais, condições de trabalho à distância, informação e esclarecimento de trabalhadores municipais e, ainda, procedimentos perante casos suspeitos ou confirmados de infeção, vigilância e comunicação, entre outros.
De realçar que prevenção é constituída por medidas básicas como:
> lavagem frequente das mãos com água e sabão, secando-as completamente (o vírus precisa de humidade para se propagar);
> evitar espirrar ou tossir para as mãos; fazendo-o antes para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel;
> higienizar as mãos após o contacto com secreções respiratórias.
Comments