Este sábado, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal José Régio em Vila do Conde, foi apresentado o quarto título dedicado à evocação dos 50 anos da morte de José Régio, "Três Peças Em Um Acto", com o actor João D'Ávila, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, a Chefe de Divisão Cultural da Câmara, Marta Miranda, o editor José Costa.
“Três Peças em Um Ato” revela-nos uma dimensão nem sempre suficientemente valorizada na obra de José Régio: o Teatro.
José Régio, que desde cedo conviveu com as artes dramáticas, dedicou uma significativa parcela do seu labor literário ao género dramático, que tanto acarinhava, e que, sem dúvida, representa no conjunto da sua obra uma das vertentes mais modernas e mais expressivas.
O presente volume inclui as peças Três Máscaras, O meu caso e Mário ou Eu Próprio – o Outro, trabalhos que estabelecem uma ligação com as temáticas profundas da obra regiana: a problemática metafísica, a tensão entre a autenticidade e o fingimento e a eterna interrogação sobre a condição humana.
No âmbito do projeto de evocação, foi traçado um plano de reedição da obra de José Régio, no total de 15 títulos até 2020. Estes lançamentos editoriais, em parceria com a Editora Opera Omnia, têm como objetivo primordial dar a conhecer ao público a obra do autor e colocar à sua disposição obras que estão há muito esgotadas. Uma referência ao Ministério da Cultura, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Direção Regional de Cultura do Centro, Direção Regional de Cultura do Norte. Câmara Municipal de Vila do Conde. O
Comments