Este sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, decorreu a apresentação da iniciativa ‘O cancro da mama tem cura!’, sessão explicativa do novo equipamento de tecnologia avançada de rastreio do cancro mamário, Mamografia Espectral de Contraste, tida em vista como futura aquisição do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.
Manuel António, médico radiologista e diretor do serviço de radiologia do Centro Hospitalar, responsável pela introdução da ideia na Póvoa de Varzim, esteve acompanhado por Inês Pereira, médica responsável pela introdução desta nova forma de rastreio de cancro mamário em Portugal, implementada em 2012 em Santarém, com ambos a explicarem o funcionamento do aparelho.
A Mamografia de Contraste é ainda um projeto pioneiro e muito pouco utilizado no país, no entanto apresenta múltiplas vantagens face aos métodos normalmente utilizados, como a ressonância magnética.
A apresentação serviu também para o lançamento da campanha pública de angariação de fundos, coordenada pela Liga dos Amigos do Hospital, para a compra do aparelho que tem um custo de 130 mil euros.
Gaspar Pais administrador do Hospital da Póvoa de Varzim /Vila do Conde referiu que "não se poupem, a sociedade civil é muito importante", enquanto o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, garantiu o apoio "de 50% na aquisição do aparelho".
Σχόλια