Jo 10, 22-30 (texto do evangelho a seguir ao comentário)
O pior cego é aquele que não quer ver. Este ditado popular podia ser usado por Jesus quando os judeus lhe pedem para dizer claramente se é ou não o Messias. Foram muitas as obras feitas por Ele e todas essas obras manifestam que Ele é claramente o Messias enviado do Pai. Só aqueles que veem e acreditam n’Ele, sabem que é o Messias de Deus. Como estes judeus punham em causa o seu ser Messias, pedem novamente para os esclarecer. Mas nem assim acreditam em n’Ele.
Nós, cristãos, acreditamos que Jesus é o enviado do Pai que nos conduz à felicidade. Nós sabemos que Jesus dá verdadeiro sentido à nossa vida. Por isso, acreditamos que vale a pena seguir Jesus, atualizando, na nossa vida, o caminho proposto por Ele. Somos das suas ovelhas e sabemo-nos protegidos. Ele conhece-nos e nós seguimo-l’O para todo o lado.
Como cristãos, somos convidados a testemunhar que Jesus é o Messias. Mas como aconteceu com Jesus, acontece connosco. Sim, muitos que andam à nossa volta não acreditam em Jesus. Poem em causa o Seu caminho, seguindo por caminhos diferentes do Seu. Por exemplo, somos convidados a perceber que não há outro Deus a não ser aquele que nos é dado a conhecer por Jesus. Mas muitos acreditam que o homem é o deus de si mesmo, pondo em causa os ensinamentos de Jesus. Julgam-se senhores da vida e da morte, fazendo justiça pelas suas próprias mãos. Se acreditassem em Jesus e O seguissem, em vez de matar ou destruir, amavam, perdoavam e construíam um mundo melhor, segundo os Seus ensinamentos. Tal como estes judeus, estes homens poem em causa a Sua divindade, rejeitando o Seu caminho. E como eles, também nós, cristãos, de vez em quando, com o nosso pecado, pomos em causa a proposta de felicidade dada por Jesus. Mas Ele conhece-nos e vem até nós para nos ajudar. Acreditemos n’Ele e acolhamos o Seu amor. Ele é de verdade o Messias enviado por Deus Pai para nos salvar.
***** Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era inverno e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão. Então os judeus rodearam-n’O e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz-nos claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim. Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só». Artur Jorge Soares
Comments